terça-feira, 21 de outubro de 2014

Awards 2014/2015 - STILL ALICE

STILL ALICE foi nomeado como a "INCÓGNITA" da temporada. O filme apesar de estar sendo o mais comentado positivamente entre os críticos, gerou uma espécie de dúvida por conta de sua campanha.


O interesse da Sony Pictures Classics pelo filme surgiu a partir da campanha que está acontecendo, desde maio deste ano, para a atriz Julianne Moore. Ela foi o grande fator que impulsionou a distribuidora a adquirir os direitos do filme e correr atrás de possíveis indicações ao OSCAR.

Quando STILL ALICE foi apresentado em Toronto, milhares de críticas positivas surgiram, os olhos dos especialistas foram voltados para ele, foi uma das grandes surpresas do ano. Não era algo esperado, ninguém poderia adivinhar que teria tanta repercussão na mídia. De todos os filmes que poderiam ganhar indicação nesta temporada, SA foi o que entrou mais rápido nos termômetros. 

Logo na semana seguinte o filme apareceu em todas as previsões para a temporada. Fazendo com que Julianne entrasse como a favorita na categoria de Melhor Atriz. Mas o que surpreendeu foi a possibilidade da Kristen entrar na temporada. A candidatura da Moore era óbvia, mas a de Stewart não era algo muito certo.

Mas isso logo foi esclarecido quando a Sony se pronunciou e revelou que a Kristen teria sua campanha para a temporada.

Ela entrou nos termômetros e analises de especialistas, tendo seu nome entre as dez atrizes que poderiam conseguir indicação. Atualmente ela é uma dúvida, já que sua campanha ainda não começou, e todas as outras concorrentes já tiveram uma ação por conta das distribuidoras. 

Maiores possibilidades: 
 
O filme já começou a ser apresentado aos membros da Academia, mas a campanha que terá a participação dos atores, dos diretores e executivos ainda não começou.

Still Alice já participou de importantes festivais, o que aumentam as chances do filme. Mas para ter um bom desempenho na temporada é preciso mais, screenings públicos precisam ser realizados, a campanha precisa ser mais ampla, é a participação do elenco nos eventos é o fator que precisa ser mais trabalhado.

Membros do Golden Globe e SAG Awards já puderam assistir ao filme quando este foi apresentado em Toronto. As críticas foram todas positivas. Não ouve nenhum ataque direto ao roteiro e as interpretações dos atores.

As melhores chances do filme até agora estão na categoria de Melhor Atriz com a Julianne Moore e Melhor Atriz Coadjuvante com Kristen Stewart.

Best Actress (Melhor Atriz)
Best Supporting Actress (Melhor Atriz Coadjuvante) 

As dúvidas:

Still Alice já foi citado na categoria de Melhor Filme, mas nada muito concreto. Não chegou a ficar entre os dez filmes mais comentados, então no momento não é uma categoria de melhor possibilidade.

Best Picture (Melhor Filme)



Anunciou da Sony para a campanha ao OSCAR. 


Ao todo a Sony busca indicação em 10 categorias para o filme. Podendo ser indicado em qualquer uma das mais de 62 premiações da temporada.

Esses são os screenings que serão apresentados a Academia. A informação passada é que nenhum deles será público. Todos são privados.


É a primeira vez que a Kristen está ganhando uma campanha REAL para o OSCAR. Nós devemos sim comemorar, pois não é qualquer atriz que consegue o apoio de uma distribuidora, afinal de contas uma campanha não envolve só a presença de um determinado ator em eventos, possui toda uma organização.

Mas devo alertar que a temporada é uma mudança constante, a cada semana é uma surpresa diferente. Já houve casos de uma atriz perder sua campanha faltando apenas um mês (até semanas) para saírem os indicados ao OSCAR.

Há única campanha que está certa (até agora) é a da Julianne, o objetivo é ela. É como se fosse um projeto para fazê-la entrar em todas as premiações da temporada.

A temporada começa no dia 23 de outubro.

* Todas as informações contidas neste post foram retiradas através de opiniões de diversos estudiosos que acompanham a temporada há mais de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário