terça-feira, 25 de novembro de 2014

TEMPORADA de PREMIAÇÕES 2014/2015 - TERMÔMETROS


Como prometido fiz um balanço de todos os termômetros que foram divulgados até agora. Abaixo coloquei os filmes (com participação de alguém do elenco de Twilight) que já possuem campanha confirmada para a temporada de premiações 2014/2015. Lembrando que tudo que será dito abaixo é em relação ao OSCAR.


Crítica, Campanha Pública, Analise e Recepção são os fatores que constituem os termômetros. As tabelas mostram o resumo de tudo o que foi falado desde 1 de setembro, começo das campanhas e pré-temporada, até 24 de novembro.

Nas três primeiras tabelas vocês verão as posições que especialistas deram para os filmes (ou atores), são os termômetros mais importantes e certeiros. A margem de erro é pequena.

* Vale lembrar que existe uma diferença entre experts e especialistas, cada um tem seu critério de eliminação e classificatória. Experts dão a introdução do que irá acontecer futuramente, os especialistas já focam no presente, na situação atual, sem fazer comentários repetitivos sobre a vitória de um possível filme ou ator.

Os críticos não tem muito que falar, eles analisam o filme em um todo, não levando em conta apenas a atuação de um ator. Para eles tudo influência, o desempenho em conjunto, um roteiro bem escrito e desenvolvido em cena, a construção da mensagem que determinado filme quer passar. Se retrata algum fator realista eles não vão só detalhar o filme, eles vão procurar qualquer semelhança ou diferencial que ele possa acrescentar referente há outras adaptações.

De qualquer forma todos são de extrema importância, cada em sua forma de ver reúne a maior pesquisa original já feita para está temporada.

Abaixo tem uma lista com o link de alguns sites que acompanham não só a temporada, como são suportes para algumas premiações. Um deles que é o caso do Awards Circuit, tem como administrador o Clayton Davis, que é membro de 4 premiações prestigiadas da temporada. Sim ele tem direito a votação que escolhe os indicados e os vencedores. Fiquem de olho no que ele fala.

Coloquei também o THR e a Variety que são os apoios nesta temporada. Todos os anos eles preparam várias edições de suas revistas com matérias contendo informações dos futuros indicados ao Oscar. Geralmente eles reúnem um time com 16 atores e atrizes que estão mais visíveis para conseguir lugar na briga da estatueta. O THR também fornece um termômetro para o OSCAR.

O Indiewire é um site que vocês devem prestar muita atenção, todos os dias eles postam alguma informação nova sobre a temporada, e não se limitam em lançar previsões exclusivas dos 3 maiores eventos da Indústria (OSCAR, SAG e GG). Eles fazem um resumo de tudo, pelo menos 2 semanas antes de sair os indicações de determinada premiação eles montam uma analise com os favoritos.

Indiewire
Variety
Awards Circuit  
THR

O destaque do filme vai para as Categorias: Mixagem de Som, Edição de Som, Melhor Efeito Visual e Melhor Trilha Sonora. Desde o começo dos termômetros essas são as apostas máximas, as outras categorias são incertas. A distribuidora do filme ainda não liberou a lista de considerações, mas já é certo que Mackenzie não entrará nas premiações de grande porte. Se a Paramount colocar o nome dela, será uma campanha de foco pequeno, para alguns eventos que destacam o trabalho de jovens atores.
Recepção:

Indiewire 

"Uma visão verdadeiramente comovente sobre os perigos da descoberta e sobrevivência"
"Trata-se de um blockbuster mundial,não é um filme de "crítico"
"Membros da Academia irá recompensá-lo nas categorias técnicas"

THR

"Interstellar ataca com muitas idéias, ambições, teorias, melodrama, magia técnica, fotos maravilhosas e emoções básicas" 

The Guardian

"Interstellar é um relatório científico As relações não têm atração suficiente. Os personagens estão perdidos no espaço"

Screencrush

"Interstellar é um bom filme que tenta desesperadamente ser importante. Essa frase é para ser lida como rude, mas eu admiro Nolan tentar criar algo que não é estúpido"

"Interstellar é ambicioso, embora há uma abundância de cenas que acabam deixando o espectador confuso"
  
The Telegraph

"Mesmo pelas suas normas Interstellar é um salto selvagem da fé: um épico de ficção científica que coloca ênfase na igualdade de ambas as palavras"

Awards Circuit

"Suas interações são naturais e genuína, proporcionando um equilíbrio apertado para restantes temas esotéricos do filme" Sobre McConaughey e Foy.

"Interstellar cai muito frequentemente no sentimentalismo, como forma de mascarar as grandes questões que configura e percebe que não pode responder"

"Os visuais são uma festa para os olhos e as atuações são resplandecentes"

"Este filme é merecedor de uma tonelada de indicações ao Oscar"

Still Alice é uma das surpresas nesta temporada, o filme conseguiu destaque antes mesmo de ser gravado. Julianne Moore é o fator que impulsionou o filme a ganhar campanha, ela é o objetivo central da Sony Pictures Classics. Kristen no momento está estável no top 10, apesar de alguns especialistas não acreditarem que ela possua chances. A semana que deu início sua campanha, fez com que ela ganhasse seu espaço entre as favoritas. Agora e esperar para ver o que a Sony está planejando.
Recepção:

Awards Circuit

"O filme é uma medida de partir o coração da narrativa que é uma das joias surpreendentes do ano"
 
"Kristen Stewart continua a revitalizar a imagem dela como atriz"
 
"O que ela consegue como Lydia, filha mais nova de Alice é nada menos que espetacular.

Variety

"Kristen Stewart e Alec Baldwin dão excelentes performances de apoio que valem alguma consideração" 

THR

"Momentos finais do filme: um confronto poético pungente entre as gerações, que se fundamenta o melhor de Moore e revela profundidade inesperada de Stewart"

A campanha de Into The Woods começou oficialmente dia 22 de novembro, antes disso o filme já era muito discutido entre os críticos e especialistas. Como vocês podem ver na tabela, as categorias que se sobressaem são Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Direção de Arte. Na parte de Atriz Coadjuvante, referente a Anna Kendrick, vocês podem observar que a atriz ainda não conseguiu se estabilizar entre as favoritas, já que a distribuidora do filme fez uma campanha dupla, colocando Meryl Streep. Dificilmente ela irá se sobressair nas premiações da temporada, pois ela não é o foco principal, embora tenha destaque na trama. Mas vamos torcer para ela conseguir destaque em alguns eventos.
Recepção:
 
Awards Daily
 
"Chris Pine e Anna Kendrick são os mais proeminentes. Junto com Streep, é claro. Sua primeira música é um bom coração,o filme vai ganhar o Oscar de figurino sem problemas "
 
Deadline Awards

"É o musical cinematográfico mais deslumbrante de Rob Marshall. Into the Woods exemplifica o que realmente é um grande negócio"
"Além de ser uma grande diversão, Into the Woods consegue ser extremamente catártico seu caminho"
 
The Film Experience

"Anna Kendrick é o melhor do negócio, apesar de todos os membros do elenco serem brilhantes"

Awards Circuit 

"Anna Kendrick também pode encontrar algum espaço de manobra ao lado Streep. Mostrando fora um outro exemplo de suas fortes costeletas de canto, muitos responderam ao seu trabalho"

"Direção de Arte, Costumes, e mixagem de som serão ameaças sérias ao longo da batida. A Disney está lançando uma grande campanha, com foco no elenco do filme e da história do musical"

"Hollywood Foreign Press Association vai comer o filme com uma colher"

"James Corden, Emily Blunt, Meryl Streep, e talvez até mesmo Chris Pine e Anna Kendrick estarão certamente na conversa nas categorias Musical / Comédia no Globo de Ouro"

Variety

"A Disney muitas vezes leva uma abordagem cautelosa para a corrida de prêmios, mas os executivos do estúdio parecem entusiasmados sobre este"

Fury é a aposta ambiciosa da Sony Pictures. As primeiras reações (previsões) foram positivas e muitos críticos achavam que o filme seria uma das surpresas da temporada, mas quando este foi apresentado em Londres as opiniões mudaram. Como vocês veem na tabela o filme não possui tantas posições elevadas. Apenas a categoria Mixagem de Som está conseguindo se manter. O roteiro foi duramente criticado, e a parte técnica do filme caiu na opinião de especialistas e experts. Infelizmente Xavier Samuel não teve um papel de destaque para conseguir uma campanha.
Recepção:

Variety
"O projeto representa um grande salto em ambições para David Ayer, mas acaba sendo uma decepção"

"Por um lado, o filme procura captar a autenticidade dos fatos, incentivando os jogadores a usar acentos muitas vezes inteligível e mixagem de som muito barulhenta"

THR

"Fury é um bom filme sólido sobre a Segunda Guerra Mundial, nada mais e nada menos"

"O filme tem um aspecto atraente e tranquilo que reflete claramente o tempo, hora do dia e as circunstâncias imediatas de cada cena"

Awards Circuit

"Fury tem uma abundância de destaques técnicos"

"Fury é uma extremidade emocional. Você não consegue filmes como este que tanto operam em um nível de entretenimento acessível para todos os públicos. É uma grande conquista, inesquecível"
X-MEN ganhou uma pequena campanha para a temporada deste ano. Na opinião de analistas os produtores tem como objetivo focar na parte técnica do filme, pegando as premiações pequenas. Booboo e Daniel não possuem papel de destaque, portanto futuras indicações já estão descartadas. 
Recepção:

Indiewire 

"As instalações e os conceitos de Days of Future Past assumidamente não possuem muita água"

"X-Men: Days of Future Past não é muito profundo nem é muito consequente, mas como uma peça de entretenimento blockbuster de verão, é muito melhor do que os seus fundamentos de viagem no tempo pegajoso têm o direito de ser"
Variety

"O novo filme começa com uma evocação sombria da morte e da guerra, desta vez ambientado em um futuro fictício"

THR

"Os efeitos visuais e trabalhos CGI, sem surpresa, são de alto nível por toda parte, e os ataques dos Sentinelas são prestados com uma carga visceral arrepiante"

"Editor John Ottman mantém o ritmo satisfatório, mas nunca apressado.

 ------------------------------------------------------------------

O último termômetro sairá um dia antes das indicações ao OSCAR, que acontece 15 de janeiro. Até lá muita coisa pode mudar, outros filmes podem surgir. A cada dia que passa a situação muda. No momento a temporada só possui duas certezas que dificilmente irão ser derrubadas: Julianne Moore e Patricia Arquette.

Existem eventos chaves que contribuem para o aumento de possibilidades de determinado filme, alguns deles ainda serão realizados.

Um fator que aumenta as chances de um filme (ou ator) é a permanência (estabilidade nos termômetros). São mais de sessenta premiações, o filme que consegue muitas indicações automaticamente já se torna certeza na luta pela estatueta. 

Mas estejam atentos: Os termômetros não são uma fábrica de indicações, cada premiação (incluindo o Oscar) tem sua maneira de ver o que está acontecendo. Ficar sempre em segundo ou terceiro lugar não garante nada, as vezes aquela atriz que está sempre no final das previsões consegue nomeação.


Wish I Was Here, The Rover, Happy Christmas e Kill The Messenger apesar de terem campanhas confirmadas não entraram muito bem nos termômetros. The Rover por exemplo só conseguiu entrar na categoria de Ator Coadjuvante com Robert Pattinson, Vigésima Sexta posição. Wish I Was Here e Happy Christmas são esperados em algumas premiações que destacam filmes independentes. The Hobbit: The Battle Of The Five Armies também entrou em algumas previsões, tendo sucesso nas categorias técnicas, como Maquiagem e Efeitos Visuais.

Um comentário:

  1. Obrigada pelo resumo, flor! Te acompanho no TT e sofro junto! Vc está fazendo um excelente trabalho! Bjokas!

    ResponderExcluir